Apronet marca presença em reuniões e reforça vanguarda de SC no setor
Na última quarta-feira, (30/11), a Apronet esteve em Brasília para uma série de reuniões importantes, incluindo a reunião do CPPP, onde foram discutidos temas cruciais para o setor de telecomunicações, como a norma 4, o compartilhamento de postes e o novo RGC, prorrogado por mais um ano.
Durante a reunião, também houve uma fala de Nilo Pasquali, da Anatel, afirmando que a Agência está ciente do problema de empresas que não notificam dados ao DICI e que medidas para combater essa falta de notificação estão a caminho.
À tarde, a Apronet participou do Conecta Brasil 2024, realizado no Auditório Nelson Mitsuo Takayanagi. O evento abordou o impacto da Reforma Tributária no setor de telecomunicações, com foco nas PPPs e na importância de ajustes regulatórios.
O pesquisador João Maria de Oliveira, do IPEA, apresentou cálculos que projetam um aumento de impostos para o setor, prevendo que, com a reforma como está, empresas fora do Simples Nacional enfrentarão maior carga tributária.
Além disso, os especialistas destacaram que, devido à carga tributária, o mercado pode encolher 2%, uma vez que sobrará menos dinheiro no caixa das empresas.
Essas participações reafirmam o compromisso da Apronet em levar o debate para Santa Catarina, participar ativamente nas decisões que afetam o setor e manter a vanguarda na defesa de uma indústria de telecomunicações sustentável no Brasil.
O conselheiro Glauco Sombrio destacou a necessidade de monitoramento constante sobre esses temas, enfatizando que, com o aumento dos impostos, os provedores terão que ajustar suas margens ou remuneração de capital e trabalho para enfrentar a nova carga tributária.
Para seguir acompanhando os desdobramentos desse e outros assuntos, siga a Apronet nas redes sociais.