Apronet e Celesc executarão piloto de novo modelo de compartilhamento
A Apronet e a Celesc estão prestes a iniciar um piloto de um novo modelo de compartilhamento de cabos em Santa Catarina. Na última quinta-feira, dia 18, técnicos da Celesc e representantes da Apronet se reuniram na Avenida Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica em Florianópolis, para planejar a execução dos trabalhos que testarão o modelo proposto pela Associação.
O novo modelo visa reduzir os espaços entre os cabos, permitindo aumentar o número de pontos de fixação nos postes de 5 para 8. Isso possibilitará que mais empresas realizem novos lançamentos. Para o Presidente da Apronet, Amilcar Lago, a execução do piloto representa um avanço significativo para o setor: "É um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de dois anos com engenheiros, técnicos e advogados para alcançarmos um resultado viável dentro das normas técnicas e da legislação vigente." Ele acrescenta: "Apresentamos a ideia ao Presidente da Celesc, que recebeu nosso protótipo com entusiasmo. Além de aumentar o número de pontos, nossa iniciativa permitirá o compartilhamento entre as empresas, visando não apenas melhorar a eficiência das redes de telecomunicação, mas também revitalizar a paisagem urbana e aumentar a segurança na infraestrutura do estado."
Para Tarcísio, Presidente da Celesc, a colaboração de todos os envolvidos será fundamental para que Santa Catarina se destaque novamente no país. Em uma reunião realizada no início do mês na sede da Concessionária, que contou com a participação da Apronet, compartilhadoras e empreiteiras, ele enfatizou o compromisso da Celesc em encontrar uma solução para a reorganização dos cabos: "Somos o estado mais conectado do país, o que trouxe alguns desafios com relação aos cabos. No entanto, trabalhando em conjunto, tenho certeza de que conseguiremos organizar e manter os postes de forma eficiente."
A implantação do novo modelo está programada para iniciar nos dias 17 e 18 de agosto em Florianópolis.