Apronet cumpre agendas em Brasília e busca apoio para provedores do RS
Os presidentes da Apronet, Amílcar Dellagiustina Lago, e da RedeTelesul, Marcelo Siena, além de representantes de outras associações, se encontraram nesta quarta-feira, 22, em Brasília, com o senador Marcos Pontes, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ele se propôs a apoiar e ajudar na reconstrução da infraestrutura dos provedores de Internet do Rio Grande do Sul, que foram abalados pelos desastres naturais recentes.
O senador, que faz parte da Comissão de Apoio ao Rio Grande do Sul, prometeu levar o tema para as autoridades competentes e mover esforços para reerguer as empresas que, em sua definição, “levam conexão e comunicação a todo o Estado”.
Pontes também destacou o papel crítico da conectividade para a recuperação das áreas impactadas pelas enchentes no RS e se comprometeu a usar sua influência e posição para garantir que o assunto seja tratado com a urgência necessária.
"A infraestrutura de telecomunicações é vital para a retomada econômica e social das regiões devastadas. Estou comprometido em mobilizar todos os recursos possíveis para apoiar esses provedores locais que são essenciais para a conectividade e desenvolvimento das comunidades", afirmou o senador.
A agenda se seguiu a diversos compromissos cumpridos pelas associações esta semana em Brasília. Na terça-feira, 21, Apronet, InternetSul, Abrint, Abramulti, Redetelesul, ASPRO, Associação NEO e TELCOMP tiveram audiência com o Ministério das Comunicações (MCOM), na qual reivindicaram ao Ministro Juscelino Filho o apoio do órgão à reconstrução das redes no Rio Grande do Sul, enfatizando a necessidade de ajuda financeira, inclusive por meio do Fundo do Setor de Telecomunicações (FUST).
Além disso, os dirigentes da entidade também se reuniram com representantes da Aneel e Anatel, bem como visitaram a Base Aérea, de onde acompanharam o carregamento de um avião com equipamentos e outros donativos que serão enviados às empresas prejudicadas pelas chuvas no RS.
Essa mobilização conjunta, com o apoio do senador Marcos Pontes, é um passo importante para a recuperação das infraestruturas críticas no Rio Grande do Sul, reforçando a importância das parcerias entre governo e setor privado na superação das adversidades e na reconstrução das comunidades afetadas.