Conexões e debates construtivos impulsionam o setor em Chapecó
A edição mais recente do Happy Hour de Gestores da APRONET aconteceu no Hotel Slaviero, em Chapecó, reunindo lideranças dos ISPs da região e proporcionando um ambiente de troca de conhecimento e networking.
“Tivemos a participação de cerca de 20 empresas associadas, que assistiram a palestra do consultor empresarial Fabricio Wernke, focada em fundamentos de gestão e crescimento de negócios, trouxeram demandas, expuseram dúvidas e trocaram ideias e experiências. Foi realmente muito rico”, comenta o gerente executivo da APRONET, Guilherme Schmitz, que coordenou o evento.
Em sua apresentação, Wernke desafiou os gestores a "olharem para dentro de suas empresas" em vez de buscar recursos externos para crescer. Ele destacou que o principal erro das empresas é tomar decisões sem colocar o cliente no centro. "Um giga ou 100 mega? O que é suficiente para meu cliente? Pensando estrategicamente, eu economizo na compra da internet e vendo o que atende o meu cliente com o valor mais barato", afirmou o consultor, ressaltando a importância de entender e atender às necessidades dos clientes.
IA como ferramenta de crescimento
O especialista ressaltou a importância da Inteligência Artificial no crescimento dos negócios, mesmo que sua aplicação ainda seja incipiente para muitas empresas. Ele compartilhou um exemplo prático: "Um comércio que já dominava 80% de uma região conseguiu chegar a 90% graças à inteligência artificial. Foram descobertos pontos de não atendimento e quais produtos poderiam ser vendidos para tais clientes. Tudo integrado ao sistema ERP da empresa com informações disponíveis na internet."
Wernke também destacou que pequenas nuances dentro do mesmo negócio podem trazer resultados significativos. "Ao oferecer algo muito específico, o valor tem que ser sempre maior. A questão do valor é uma luta eterna", comentou, ressaltando que a diferenciação e a especialização são cruciais para conquistar e manter clientes.
Sobre a definição clara de estratégia e planejamento, o palestrante afirmou: "O que sentimos falta hoje em dia nas empresas é a definição clara da estratégia, planejamento estratégico, posicionamento de marca, entendimento e foco na cadeia de valor, mapeamento e tratamento das principais dores, busca pela eficiência e eficácia operacional."
Cliente no centro das decisões
Wernke reforçou a importância de colocar o cliente no centro das decisões empresariais. "Por que não colocar o cliente no centro das decisões? O que ele espera das decisões da empresa? É aí que as decisões precisam começar a ser muito mais acertadas", revelou.
Além disso, alertou sobre a gestão financeira das empresas, destacando que o dinheiro no caixa não é do dono, mas da empresa. "Esse dinheiro é da empresa. Ele tem que ser investido no crescimento que se deseja ter", falou.
Reflexão e autoavaliação
Provocando os presentes, perguntou: "O que você vem fazendo hoje que está travando o crescimento do seu negócio? Você já parou para pensar nisso? Com que frequência? Com qual profundidade?"
Ele desafiou os provedores de internet a adotarem uma mentalidade inovadora. "Vocês estão sempre debatendo sobre como cobrar mais pela mesma coisa. Inovadora é pensar fora da curva e fora da caixa. Fazer o que ninguém faz pode tracionar um negócio e mudar o entorno."
O especialista também destacou a importância de pesquisas constantes para avaliar a satisfação dos clientes e identificar pontos de melhoria. "Quanto maior o NPS, menor é quem sai na ponta do funil e daí a entrada vai ser sempre um arco de passarinhos", abordou.
Próximos eventos
Não perca a chance de participar das próximas edições do nosso Happy Hour. Confira a agenda e garanta sua vaga:
Blumenau
???? 29 de agosto
???? 17h30
???? Local: Hotel Slaviero
Lages
???? 26 de setembro
???? 17h30
???? Local: Hotel Slaviero
Joinville
???? 31 de outubro
???? 17h30
???? Local: Hotel Slaviero
Caçador
???? 28 de novembro
???? 17h30
???? Local: Hotel Slaviero