Apronet cumpre agendas em Brasília e busca apoio para provedores do RS

23/05/2024 01:48

Os presidentes da Apronet, Amílcar Dellagiustina Lago, e da RedeTelesul, Marcelo Siena, além de representantes de outras associações, se encontraram nesta quarta-feira, 22, em Brasília, com o senador Marcos Pontes, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ele se propôs a apoiar e ajudar na reconstrução da infraestrutura dos provedores de Internet do Rio Grande do Sul, que foram abalados pelos desastres naturais recentes. 

O senador, que faz parte da Comissão de Apoio ao Rio Grande do Sul, prometeu levar o tema para as autoridades competentes e mover esforços para reerguer as empresas que, em sua definição, “levam conexão e comunicação a todo o Estado”. 

Pontes também destacou o papel crítico da conectividade para a recuperação das áreas impactadas pelas enchentes no RS e se comprometeu a usar sua influência e posição para garantir que o assunto seja tratado com a urgência necessária. 

"A infraestrutura de telecomunicações é vital para a retomada econômica e social das regiões devastadas. Estou comprometido em mobilizar todos os recursos possíveis para apoiar esses provedores locais que são essenciais para a conectividade e desenvolvimento das comunidades", afirmou o senador.

A agenda se seguiu a diversos compromissos cumpridos pelas associações esta semana em Brasília. Na terça-feira, 21, Apronet, InternetSul, Abrint, Abramulti, Redetelesul, ASPRO, Associação NEO e TELCOMP tiveram audiência com o Ministério das Comunicações (MCOM), na qual reivindicaram ao Ministro Juscelino Filho o apoio do órgão à reconstrução das redes no Rio Grande do Sul, enfatizando a necessidade de ajuda financeira, inclusive por meio do Fundo do Setor de Telecomunicações (FUST). 

Além disso, os dirigentes da entidade também se reuniram com representantes da Aneel e Anatel, bem como visitaram a Base Aérea, de onde acompanharam o carregamento de um avião com equipamentos e outros donativos que serão enviados às empresas prejudicadas pelas chuvas no RS. 

Essa mobilização conjunta, com o apoio do senador Marcos Pontes, é um passo importante para a recuperação das infraestruturas críticas no Rio Grande do Sul, reforçando a importância das parcerias entre governo e setor privado na superação das adversidades e na reconstrução das comunidades afetadas.

  • Av. Getúlio Vargas, 415 - Centro
    Araranguá - SC

Sobre nós

A ASSOCIAÇÃO Constituída em outubro de 2016 em Santa Catarina, a APRONET é uma Associação sem fins lucrativos que busca representatividade e ampliação do acesso a mercados, compartilhamento de informações, capacitações, ... Ler mais

Associação Catarinense dos Provedores de Internet – Apronet CNPJ - 26.945.397/0001-88
SISDADO TECNOLOGIA © Copyright 2024 APRONET - Todos os direitos reservados.