• 19/01/2021
  • 19h15
  • Online

DWDM - TECNOLOGIA, FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES EM REDES DE ALTA PERFORMANCE - MÓDULO 01

Condução do treinamento:
Alexandre Gonçalves - PROISP

MÓDULO 01
19/01/2021 | 19h15 às 22h30

MÓDULO 02
28/01/2021 | 19h15 às 22h30

MÓDULO I - TECNOLOGIA, FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES EM REDES DE ALTA PERFORMANCE - 19/01/2021 - 19:15 ÀS 22:30 HS.

DESCRITIVO:
Neste Primeiro Módulo abordaremos os principais motivos de uso da tecnologia DWDM, seus conceitos, os dispositivos e placas constituintes de um equipamento e sistemas típicos. Serão abordadas as funções dos principais módulos que constituem os equipamentos, tais como Mux/Demux, Transponders, Amplificadores e outros, uma visão geral das configurações sistêmicas e um estudo de caso. Este módulo é pré-requisito para o Módulo 2, também online, que abordará as aplicações sistêmica da tecnologia, configurações mais apropriadas para as topologias linear, anel, malha, em longa distância, metro e Interconexão de Datacenters.

PROGRAMA/ CONTEÚDO:
Identificaremos as necessidades mais comuns para uso da tecnologia DWDM, as principais interferências causadas pelo meio físico (FO) e como são mitigadas. Serão abordadas as funções básicas dos módulos que constituem os equipamentos DWDM, tais como: • Mux/Demux. • Transponders e Transimissão por detecção direta (10G), Transmissão Coerente, canais em 100G e além (200G, 400G...). • Compensação de dispersão. • Amplificadores (EDFA e RAMAN). • Nós Terminais e Nós de derivação e bypass (OADM e ROADM - no atendimento a Pops metro e cidades intermediárias ao longo das rotas). De forma mais geral, já em preparação para o segundo módulo, também online, abordaremos as configurações típicas dos nós de rede DWDM em aplicações sistêmicas, tais como: • Sistemas Metropolitanos, de Longa distância e Interconexão de Datacenters (DCI). Ao final faremos um exercício considerando as características de equipamentos de mercado e como mitigar as interferências da fibra óptica, calculando um balanço de potência de um sistema linear visando fixar os conceitos apresentados.

OBJETIVO:
Informar os fundamentos da tecnologia DWDM, os motivos de seu uso e as principais características dos equipamentos ópticos empregados, com foco nas demandas dos ISP regionais.

BENEFÍCIOS:
Ao longo do curso o instrutor irá abordar não somente os aspectos técnicos, mas a partir de suas experiências em operadoras e fornecedores, discutir exemplos práticos avaliando riscos em projetos e planejamento, mas também as oportunidades e otimizações que surgem com o uso do DWDM. Obtendo uma base mínima de conhecimento, os alunos estarão aptos a aprofundar seus conhecimentos em treinamentos mais amplos para então planejar e projetar sistemas, identificar as melhores e mais adequadas soluções de mercado, o custo total de propriedade de sistemas, assim como dar continuidade às suas atividades de projeto e planejamento junto a consultores e fornecedores.

PARA QUEM É INDICADO?
Técnicos, Engenheiros e Empreendedores em ISP.


MÓDULO II - DWDM. METROS E SISTEMAS ÓPTICOS CONVERGENTES EM ISPS - 28/01/2021 - 19:15 ÀS 22:30 HS.

DESCRITIVO:
Neste treinamento com foco Sistemas, revisaremos os conceitos básicos da tecnologia DWDM, e enfatizaremos cenários típicos de aplicação dos Sistemas Ópticos Convergentes, ou seja, os serviços DWDM, OTN, Ethernet e IP providos por equipamentos packet-optical nas redes metropolitanas de acesso, Interconexão de Datacenters e também longa distância.

PROGRAMA/ CONTEÚDO:
Identificaremos as necessidades mais comuns para uso da tecnologia DWDM associada a funções convergentes de transporte nas camadas óptica e agregação OTN (“L0” / L1), Pacotes (L2-Ethernet) e L3 (IP).

Primeiramente serão revisados os conceitos do Módulo 1, abordando as funções básicas dos equipamentos DWDM e suas configurações, tais como:

Mux/Demux, Transponders 10G, 100G e além, transmissão Coerente, Compensadores e Amplificadores.
Abordaremos então as funcionalidades de multiplexagem switching, agregação em Layer 1 (OTN - Mux e Sw) e Layer 2/3 (Ethernet/MPLS/IP):
Switches Híbridas Packet-Optical e Serviços associados.
As configurações modulares típicas dos Equipamentos packet-optical.

Abordaremos os aspectos sistêmicos importantes em sistemas Ópticos Convergentes:

A importância do Planejamento e Projetos e impacto na escolha da tecnologia e solução adequada ao negócio.
A importância dos estudos de Custo de Total de Propriedade.
A importância da agregação de tráfego nos backbones metropolitanos.
Impactos em consumo de energia, espaço e custo.
Escalabilidade e Disponibilidade.
Esquemas de Proteção e restauração de tráfego em sistemas ópticos.
Avaliaremos as implicações sistêmicas no uso de diferentes arquiteturas de rede para atendimento demandas típicas.

E então identificaremos as principais topologias de uso metropolitano de soluções convergentes, abrangendo:

As funcionalidades multicamadas dos equipamentos convergentes Packet-Optical (Agregação OTN, Ethernet Switching, Transport MPLS, GMPLS e proteção).
Sistemas de atendimento ao cliente em alta taxa e baixa latência.
Alternativas para proteção e restauração de tráfego.
DWDM na última milha - Atendimentos em alta taxa.
Soluções para Datacenter Interconnection – DCI.
Possibilidades de desagregação de rede - TIP - Telecom Infra Project.
Algumas inovações e tendências convergentes para suporte ao 5G.

OBJETIVO:
Identificaremos as características e demandas de redes metro, sua evolução, as arquiteturas típicas de rede, a arquitetura dos nós de rede e seus módulos para agregação de tráfego de maneira flexível, escalável e adequada a cada aplicação, desde a última milha ao backbone metro de agregação e em aplicações DCI (Data Center Interconnection), conceitos também extensíveis a redes de longa distância.

BENEFÍCIOS:
Ao longo do curso o instrutor irá abordar não somente os aspectos técnicos mas correlaciona-los a outros aspectos importantes para os ISP, envolvendo economicidade, custos, otimização e performance, através de exemplos de casos práticos vivenciados em ao longo de sua carreira em operadoras, fornecedores e startups.

Este Módulo 2 visa complementar a base de conhecimentos já obtida no Módulo 1, que focou nos conceitos básicos da tecnologia DWDM. Agora os alunos poderão identificar as configurações e aplicações das soluções convergentes e suas vantagens, obtendo uma base para então aprofundar seus conhecimentos em treinamentos mais amplos que os capacitem a avaliar junto aos fornecedores as soluções mais adequadas, dando continuidade às suas atividades de planejamento e projeto.

É INDICADO PARA QUEM ?
Empreendedores, Técnicos e Engenheiros nos ISPs que queiram compreender as tecnologias envolvidas e identificar as vantagens de aplicação em suas redes e negócios.

Inscrições:
http://bit.ly/treinamentos_Apronet

Associado Apronet: R$ 100,00
Não Associado: R$ 899,94

  • Data: 19/01/2021 às 19h15
  • Local: Online
  • Av. Getúlio Vargas, 415 - Centro
    Araranguá - SC

Sobre nós

A ASSOCIAÇÃO Constituída em outubro de 2016 em Santa Catarina, a APRONET é uma Associação sem fins lucrativos que busca representatividade e ampliação do acesso a mercados, compartilhamento de informações, capacitações, ... Ler mais

© Copyright 2021 APRONET - Todos os direitos reservados.