Se arrume para esperar seu príncipe encantado!

19/08/2019 20:09

Mergers and Acquisitions (M&A)

Inicialmente é importante dissecarmos a salada de letrinhas que envolve o tema. Assim, vamos abordar questões conceituais e falar sobre o significado do termo M&A. Este se origina do anagrama do inglês Mergers and Acquisitions. Que pode ser traduzido para o português como Fusões e Aquisições (F&A).

O significado dessa palavra remete a operações que envolvam compra, venda ou fusão entre diferentes empresas. E, no nosso caso em especial, entre empresas de telecomunicações, no caso especial entre provedores.

 

O que significa e qual a importância do M&A?

 

Entre os anos 80 e 90 iniciou-se um processo de expansão internacional econômica, financeira e produtiva potencializada pela globalização e da Internet. Empresas que não quisessem perder a competitividade foram obrigadas a se reinventarem. Algumas delas unindo forças, ou comprando umas às outras. Assim, deste modo, Fusões e Aquisições (F&A) entre empresas passaram a receber mais atenção.

 

Quando 1+1=3!

Iniciaremos nossa abordagem afirmando que a operação 1+1=3 pode ser verdadeira! Matematicamente é lógico que não! Mas sob o ponto de vista de M&A (Mergers and Acquisitions), ou Fusão e Aquisição em português, isso faz todo o sentido. Se, por exemplo, dois provedores individualmente forem avaliados em um milhão de reais cada, ao se fundirem seu valor associado pode aumentar para, digamos para 3 milhões.

Agora este grupo constitui uma empresa com mais força em vários aspectos. Haverá incremento da carteira de clientes, possibilidade de ótimas negociações em processo de compras, novas condições de divulgação de marketing, entre outras melhorias.

 

 

Mas então, neste caso, quanto vale o provedor?

Com isso surgem algumas questões em casos de compra e venda! Entre elas a principal no nosso caso é: quanto vale o provedor?

A busca da resposta se dá por meio de realização de um processo denominado de “valuation”. Nesse processo é de fundamental importância um Advisor M&A. Ele é um profissional ou empresa que presta assessoria a outras empresas em processos de venda, fusão, aquisição, cisão, captação de recursos, incorporação e operação. O Advisor é responsável por acompanhar e organizar toda a operação de M&A. Isso inclui desde a determinação do modelo, estrutura da negociação, estudo de mercado e dos negócios, buscar interessados (prospects), atuar na elaboração do valuation liderando todo o processo, incluindo questões de negociação. Geralmente a sua remuneração se dará por um valor percentual no processo da negociação.

Vários são os motivos para que seja realizado um processo de M&A, que podem ser estratégicos, financeiros ou de caráter pessoal dos sócios. Questões estratégicas são aquelas que têm por objetivo melhorar questões relativas a competitividade do provedor no mercado.

 

Fusão entre empresas

É caracterizada pela junção entre duas ou mais empresas originando uma nova organização. Possuem o objetivo de fundir ou combinar as empresas. Essa nova sociedade assumirá todas as obrigações das anteriores. Existem algumas modalidades de fusão: tais como a horizontal, vertical, conglomerado, e extensão de mercado.

fusão horizontal acontece entre empresas do mesmo escopo de atuação, que comercializam o mesmo bem ou serviço. Seu propósito é aumentar a participação de mercado (market share), obter economias em escala e expandir a área de atuação. Caso típico da fusão entre provedores.

Não é muito relevante na área de provedores, mas vamos abordar os demais processos para que possamos entender globalmente processos de fusão. Por exemplo, em processos com fusão vertical está um melhor controle sobre as ações, proteção do investimento, ganho na facilidade da distribuição dos produtos e assegurar matérias-primas. Um exemplo seria uma união de uma fábrica de equipamentos de telecomunicações com um provedor por exemplo, formado uma joint venture da área.

Ainda temos o conglomerado que é a fusão entre empresas de atividades comerciais nada relacionadas, isto é, com produtos ou serviços totalmente diferentes.

A fusão de extensão de mercado ocorre entre duas ou mais empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços, porém em mercados separados. Caso típico de um provedor A de uma determinada região que se une a um provedor B de outra região. Permite aquisição de conhecimento, tecnologia, expansão de mercado com aumento de lucratividade, entre outros.

 

Aquisição de empresas

Geralmente o processo de aquisição de uma determinada empresa visa o controle desta e pode ocorrer de forma integral, com a compra de toda a empresa, ou então parcialmente, sendo vendida desmembrada.

A aquisição destas empresas visa unir duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova. Ou até mesmo o desmembramento desta estrutura para posterior venda separadamente.

 

E como está o M&A entre provedores?

Cada vez mais teremos casos de provedores sendo comprados ou se unindo no Brasil. Isso é um processo inevitável neste mercado. A exemplo do que vem ocorrendo em outros países.

Por isso é importante garantir que sua operação esteja tecnicamente, legalmente, administrativamente e juridicamente em condições. Isso para que possa estar na vitrine do mercado e em condições de receber investimentos de um fundo ou investidor, se unir com outro provedor ou ainda ser comprado.

Aqueles que não estiverem em condições (ou com investimentos em melhorias) serão rejeitados, inclusive por clientes, e fatalmente serão comprados (se forem) a preço de banana. Ou então irão minguar as atividades e perder clientes e rentabilidade exponencialmente. Até que o processo não possa ser mantido.

 

A linda princesa (ISP) aguarda pelo seu príncipe (Fundo Investidor)

Se você compara seu provedor a uma linda princesa e espera que um fundo de investimentos (o príncipe) apareça, montado em um alazão branco e compre sua operação. Lamento muito. Mas não existem fundos de investimentos para todos os provedores. Isto não significa necessariamente que quem por ventura não for comprado vai quebrar! Nem que seu provedor não será comprado por um fundo.

Apenas uma pequena parcela de provedores está em plenas condições de ser adquirida por fundos de investimentos, seja porque estão desarrumados, ou então são pequenos demais para serem comprados.Nos casos de provedores maiores reforço que não adianta ser grande e possuir problemas de organização, planejamento, técnicos, jurídicos, operacionais, etc.

Além disso existe outro ponto fundamental, não existem fundos de investimento disponíveis para compra de todos os provedores do mercado. São inúmeros ISPs e escasso número de fundos de investimento. Quando um fundo compra um provedor em uma região isso não significa que vai adquirir todos provedores dessa região.

Também, nem sempre se tem acesso aos fundos. Lembre-se que enquanto você está esperando um príncipe, pode ser que o príncipe já esteja de olho em outra princesa. Assim deve-se estar organizado e preparado para o processo, porque pode ser que essa compra não aconteça e tem-se que ficar saudável e vivo. Até mesmo para estar preparado para fusões com outros provedores se esta compra não ocorrer.

 

Fusão entre Provedores! Crescer ou Morrer!

Todo o mercado que esteja em processo de consolidação, compra, vende ou funde! Porém, é mais comum este movimento ocorra entre empresas médias e grandes.

No entanto, no Brasil temos observado nos últimos anos, que os pequenos provedores, que sempre eram os últimos a saber dos fatos e ficavam de fora destes movimentos, estão encabeçando várias iniciativas com foco em fusão. Esses provedores entenderam que a nova estratégia é “crescer ou morrer”.

 

Mudança de mentalidade!

Existem dificuldades que devem ser contornadas e assimiladas em um processo de fusão? Obviamente que sim, deve-se abdicar de determinados pensamentos. Afirmações de proprietários de ISPs do tipo: meu provedor vale mais, tem melhor carteira, entre tantas outras, e muitas vezes infundadas e sem qualquer validação técnica dificultam processos de fusão. Razão da importância do valuation que atua como uma ferramenta imparcial.

Muitos donos de provedores não estão com a mentalidade pronta para participar de algo maior. Acabam ficando desconfortáveis em perder as “regalias” que o seu negócio proporciona. Viagens para fora do país, cartão empresarial que a esposa usa sem controle, a Hilux novinha, saques de valores altíssimos, sem prestar contas para ninguém, etc.

Todos esses valores são superficiais e prazerosos a curto prazo! Filosofia diferente dos sócios que de fato estão comprometidos com a operação visando um bem maior. Favorecendo o crescimento da nova empresa e das pessoas envolvidas, além dos novos empregos que irão gerar e das novas cidades atendidas por sua internet!

 

Que a união e a força estejam com você

Ao realizar fusões entre provedores recursos podem ser compartilhados, proporcionando aumento de crescimento e taxa de abrangência. Gastos com custos operacionais são reduzidos drasticamente. A nova empresa agora possui apenas um NOC, um escritório contábil, uma assessoria em marketing, uma consultoria estratégica, um setor comercial de vendas, um setor financeiro, um setor de engenharia, etc. Estas reduções aumentaram consideravelmente a rentabilidade da operação, tendo mais facilidade para captar recursos.

Por fim, entenda se é interessante realizar uma fusão entre provedores. Deve haver muita sinergia entre os sócios e o processo deve ser feito corretamente. Mas, se não for realizar uma fusão, defina seu posicionamento frente ao mercado, comprador ou vendedor. Mas se decidir fazer uma fusão, avalie até que ponto você está disposto a investir na fusão e na profissionalização de sua empresa, abrindo mão do seu ego e até mesmo “regalias”.

Droander Martins - CEO da IPv7 Soluções Inteligentes e Vispe Capital

  • Av. Getúlio Vargas, 415 - Centro
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